x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 58

EXCLUSAO DO SIMPLES NACIONAL

Dalila Olivares

Dalila Olivares

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 2 horas Segunda-Feira | 30 março 2026 | 14:25

Boa tarde 

Gostaria de saber se eu regularizar a minha empresa dentro do prazo de 45 dias após a leitura da exclusão, eu consigo permanecer no simples nesse mesmo ano? 

DANIEL MANCO - CONTADOR SECOM/PMB

Daniel Manco - Contador Secom/pmb

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 40 minutos Segunda-Feira | 30 março 2026 | 16:00

Boa tarde,
Sim, é perfeitamente possível permanecer no regime no mesmo ano-calendário, desde que a regularização ocorra dentro do prazo legal. O rito técnico é o seguinte:

1. Prazo de 30 Dias: Após a ciência (leitura no DTE ou 15 dias após o envio), você tem 30 dias para regularizar a totalidade dos débitos (pagamento à vista ou parcelamento deferido).
2. Efeito Suspensivo: Uma vez quitadas ou parceladas as pendências dentro deste prazo, a exclusão é automaticamente tornada sem efeito. Você não precisa fazer uma nova opção; a empresa simplesmente continua no Simples Nacional como se o termo nunca tivesse sido consolidado.
3. Prazo de 45 Dias: Se você se refere ao prazo total (15 dias de ciência ficta + 30 dias para regularização), o princípio é o mesmo. O importante é que a situação fiscal esteja limpa antes que o prazo de 30 dias após a ciência se esgote.

Conclusão: Se a regularização ocorrer dentro do prazo estipulado no Termo de Exclusão, a permanência no Simples Nacional é garantida para o ano corrente e para o próximo, sem interrupções.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade